sábado, 15 de agosto de 2009

História

Foi em 1959 que um grupo de rapazes de Almeirim incentivados pelos feitos das gloriosas selecções nacionais da época, se dedicaram à prática do hóquei em patins.
Fundaram um clube a que chamaram Hóquei Clube "Os Tigres" e utilizavam o ringue dos "Empregados do Comércio" em Santarém para a sua prática.
Era desmotivador, para gente tão moça, ter que se deslocar a terra alheia., utilizando transportes públicos, para a prática da sua modalidade preferida. Por isso, ali mesma foi interrompida, mas os espírito manteve-se bem vivo e quando em 1977 a Câmara Municipal procedeu à construção de um ringue descoberto no parque desportivo municipal, ressurgiu, com carácter definitivo a ideia de fundar, oficialmente, o Hóquei Clube "Os Tigres " o que aconteceu em 29 de Junho de 1977.
Em Almeirim não existia o gosto pela prática do hóquei, o que foi e de que maneira ultrapassado pelo nível técnico dos excelentes praticantes que representaram "Os Tigres" nos primeiros anos.
Não havia "escola" de hóquei em patins, mas antigos praticantes e não só, em pouco tempo criaram categorias nos escalões etários mais baixos, de tal modo que esta colectividade chegou a ser, a nível distrital, a mais poderosa, contando no seu palmarés com alguns títulos distritais e Taça Ribatejo.
Adoptado definitivamente pelos almeirinenses, o clube, em evolução constante, entrou numa fase de grande euforia. chegando a sua equipa sénior a disputar o campeonato nacional da segunda divisão nacional, ficando por várias vezes bem perto da subida à primeira divisão nacional.
O entusiasmo vivido em redor da equipa sénior diminuiu o empenho na formação, como consequente empobrecimento do clube o que o levou ao quase desaparecimento, não fora alguns "carolas", terem "pegado" nos miúdos e não deixaram "morrer" o clube e modalidade, tendo vindo a recuperar mantendo em actividade os diferentes escalões de formação, com competições a nível distrital, tendo o expoente máximo, desta fase, acontecido nas épocas de 1998/1999 e 2000/2001, com a equipa de infantis B a disputar encontro nacional da categoria.
Em 2002, o clube decidiu formar a equipa de seniores, disputando o campeonato nacional da 3ªdivisão, mantendo os escalões de formação e tendo adoptado uma nova modalidade no clube - A patinagem artística, movimentando, no conjunto, cerca de 100 atletas.
O clube tem, ainda uma secção de pesca desportiva, que, em 1990, alcançou o titulo máximo nacional e a secção de campismo e caravanismo.
Tem-se dedicado este clube, durante a sua existência, à promoção cultural e desportiva, fundamentalmente entre a juventude, ideal que se mantém bem vivo e que por certo irá continuar a nortear a actividade dos seus dirigentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário