domingo, 3 de janeiro de 2010

Carlos Taborda dá entrevistao ao Cartao Azul



Quando tomou posse em 18 de Agosto de 2008, Carlos Taborda e seus pares traziam com eles a ambição de recolocar Almeirim na rota do hóquei nacional, (pode ler a entrevista no Cartão Azul em 08/09/08 aqui), mas havia muito trabalho pela frente, que começava inevitavelmente com a necessidade de estabilizar o clube a nível financeiro, evitar a saída dos seus jovens jogadores para o vizinho HC Santarém, e a médio prazo colocar a equipa sénior na 2ª divisão e cimentar os escalões de formação com idas as nacionais das respectivas categorias. Passado cerca de um ano e meio o Cartão Azul voltou de novo á fala com o Presidente da Direcção do HC “Os Tigres”, para tomar o pulso da situação e saber o que se passa para os lados de Almeirim.
CA – Bom dia Carlos, obrigado pela tua disponibilidade, e passado estes meses (16) desde que tomaste posse, como estão os “Tigres”?
CT – Bom dia antes de mais quero dizer que é com enorme satisfação que volto a ver o Cartão Azul em funcionamento para bem do Hóquei em Patins, dos seus praticantes e acompanhantes, respondendo à tua pergunta Os Tigres, estão no bom caminho, criando cada vez mais condições aos seus atletas para a prática da modalidade, para o seu crescimento como cidadãos e dotando o Clube de infra-estruturas e meios que visam dar um melhor acolhimento aos atletas, pais e acompanhantes.
CA – Recordo-me que na outra entrevista que concedeste a este espaço que dizias «As prioridades passam pela criação de um projecto com vista ao saneamento financeiro do clube..» Esse objectivo está conseguido, ou ainda existe um longo caminho a percorrer?
CT – Esse era um dos objectivos, conseguido em parte com diversos protocolos com entidades não governamentais e com a continuidade do apoio da autarquia, conseguimos um saneamento financeiro e neste momento temos honrado todos os compromissos, no entanto continuamos a trabalhar em união para podermos criar uma estrutura sólida para o futuro.
CA – Pela informação que tenho recebido, e lido em alguns espaços na blogsfera, afirma-se que o clube está a viver acima das possibilidades e a repetir um erro de há largos anos atrás, quando gastou o que tinha e não tinha para subir á 1ª divisão, sem sucesso, ficando apenas com problemas que se arrastaram por anos e anos a fio. Queres comentar isto?
CT – Bem é triste que as pessoas que estão por fora do Clube tenham comentários que em nada abonam a modalidade e põem em causa o bom nome das pessoas e instituições, não é verdade, os valores gastos com os diversos escalões estão todos orçamentados no plano que foi traçado e apresentado e que tem vindo a ser cumprido, sendo mesmo que nesta fase posso te dizer que estamos com um substancial decréscimo das despesas em virtude de algumas parcerias e redefinições em especial no plantel sénior, o que vem contradizer esses boatos de pessoas que apenas se aproveitam da blogsfera para dizer mal.
CA – Deixando a componente financeira, passando á formação, nessa mesma entrevista dizias que «vertente desportiva a captação de jovens ao mesmo tempo criar condições ao desenvolvimento do clube para a curto prazo voltar a ter os vários escalões de formação em competição.» Estão criadas essas condições? Os jovens de Almeirim vão voltar a patinar com o emblema dos “Tigres”, ou vamos continuar a vê-los com o emblema do HC Santarém?
CT – Neste momento já voltaram e para agrado da Direcção deste Clube alguns atletas que se encontravam a praticar a modalidade fora do Clube da sua inicial formação, fruto penso das condições que têm vindo a ser criadas no seio do Clube, bem como pela confiança que tentamos dar aos pais na continuidade da prática desportiva de eleição dos seus filhos, bem como na componente educacional quando estes estão ao nosso cuidado.
CA – Sabemos que é difícil manter uma equipa de juniores competitiva, no interior do país, são jovens na maioria universitários, que não tem tempo para treinar, em de um momento para o outro passa de um grupo de jogadores a um grupo de “excursionistas”, no entanto são a base natural de reforço da equipa sénior. Os vossos juniores têm sido goleados por números pouco usuais, o que se está a passar com esta equipa, que começou o Regional com boas prestações?
CT – O motivo é precisamente o que mencionaste, os atletas juniores são uma das maiores preocupações, idades de universidades, a falta desse estabelecimentos de ensino no interior, obrigam a que passem muitas vezes semanas sem treinar, perdendo o ritmo competitivo e obrigando a maior parte das vezes a serem substituídos por juvenis, embora também este ano infelizmente tenha sido um ano complicado com algumas lesões em especial nos guarda-redes, que desde o inicio da época não têm podido dar o seu contributo.
CA – Vamos agora falar da equipa sénior e da presente época. Assumidamente candidatos, os “Tigres” rechearam-se de bons jogadores, oriundos de clubes de referência como é o caso do Alenquer, e onde o Carlos Garção era um dos esteios dessa candidatura. O que motivou a sua saída?
CT – Houve muita coisa que se disse em torno da saída do Sr. Carlos Garção, mas a mesma passou pela redefinição da estrutura da equipa em que a direcção do Clube achou que seria nessa fase o mais aconselhável para a continuidade da equipa sénior quer nos objectivos traçados no aspecto desportivo quer do tão falado aspecto orçamental.

CA – O Jorge Godinho é a pessoa certa, no sítio certo?
CT – Penso que sim, motivo pela qual nós o contactamos e lhe apresentamos o nosso projecto, conhecedor do hóquei moderno, dos jogadores, com ambição e com amor ao Hóquei, factores que juntos lhe iram por certo dar muitas alegrias como treinador ao longo da sua carreira.
CA – A vinda do Tiago Barreiros, foi um dos pedidos do novo treinador, ou o jogador já andava sob observação? Num dos blogs da zona centro fala-se de novidades para breve no que concerne a reforços, queres levantar um pouco o véu?
CT – Começando pelo Tiago, era um jogador que muitos clubes se calhar o tinham referenciado tal como os Tigres, com a saída do Sandro do H.C. “Os Tigres” passou a ser uma das hipóteses para colmatar a sua saída o que veio a acontecer e que publicamente manifesto a deferência e respeito com que foi tratado o assunto por parte da direcção do Hóquei de Santa Cita com a direcção do H. C. “Os Tigres”, quanto a outras contratações é apenas e oficial a vinda do Ivo Nascimento também ela para colmatar a saída de um outro jogador que por razões pessoais nos pediu para sair dando no entanto este período para a resolução da sua substituição, tudo o resto são especulações e que neste momento não são verdade.
CA – Na tua opinião quem são os verdadeiros candidatos á subida?
CT – Neste momento é difícil dizer, existe um lote de 5/6 equipas bem posicionadas, com um hóquei competitivo muito semelhante, com bons jogadores e que só vêm dar mais valor aqueles que quando se fizerem as contas no final se encontrem nos dois primeiros lugares.
CA – Como estás a ver a carreira dos vizinhos/rivais GC “Os Corujas”, um clube onde já exerceste funções?
CT – É uma das equipas que se dotou de bons jogadores, vindos de uma 2ª Divisão, que vieram dar mais experiência e qualidade aos que já lá se encontravam e que por mérito próprio estão nos lugares cimeiros da tabela.
CA – Carlos, obrigado mais uma vez, e o espaço fica á tua disposição
CT – Eu é que agradeço esta oportunidade para esclarecer algumas dúvidas de alguns seguidores do Hóquei em Patins e aproveitar a altura para te desejar a ti e aos teus em particular e de uma forma geral a todos um Bom Natal e um Próspero Ano Novo.
Tem-se dedicado este clube, durante a sua existência, à promoção cultural e desportiva, fundamentalmente entre a juventude, ideal que se mantém bem vivo e que por certo irá continuar a nortear a actividade dos seus dirigentes.

"Cartão Azul"

1 comentário:

  1. Sim senhor, assim mesmo é que se fala, gostei de ver a resposta onde diz (bem como pela confiança que tentamos dar aos pais na continuidade da prática desportiva de eleição dos seus filhos, bem como na componente educacional quando estes estão ao nosso cuidado.)Leia esta entrevista sr. director do HCS pode ser que aprenda alguma coisa com ela.Parabens sr. Carlos Taborda esta a fazer um bom trabalho

    ResponderEliminar